Monte Lunai

 

O Grupo...

O grupo Monte Lunai reúne cinco músicos que se dedicam à redescoberta da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia.

O Som...

A sonoridade é ímpar combinando o violino, contrabaixo, e guitarra com percussões várias e curiosos instrumentos de sopro como o rausschpheif, clarinete popular, gaita de foles e didgeridoo.

As Músicas...

São músicas da Europa. Os Monte Lunai tocam temas de baile de hoje e de outros tempos, a muiñeira da Galiza, o hanter’dro da Bretanha, a contradança, a valsa, a mazurca. São as danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda viva de culturas e musicalidades.

A Origem...

Monte Lunai junta dois termos de origens e de épocas diferentes: o primeiro é actual e de significado imediato; o segundo poderá remeter para um imaginário antigo, de sabor vagamente medieval.
É precisamente nesta associação do antigo e do actual que surge a música dos Monte Lunai.

A Dança...

O grupo faz-se acompanhar por uma professora de danças tradicionais europeias que promove a ligação entre o público e o grupo animando e exemplificando as respectivas danças. Todos podem dançar!

Os Espectáculos...

Os Monte Lunai vivem para o palco e para o baile, tendo já actuado por todo o país e para os mais variados públicos. De particular relevância foram os bailes na Quinta da Regaleira em Sintra, no Castelo de São Jorge e no Centro Cultural de Belém em Lisboa e no mítico Andanças em S. Pedro do Sul.


Monte Lunai também em vídeo